Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Terra de Gigantes

Estava eu voltado da casa dos meus pais em um domingo a noite (vulgo ontem) ouvindo Nova Brasil, pensando em ter que trabalhar no dia seguinte e lembrando do gosto de uma boca... Aí começa a tocar Codinome Beija-Flor e meu pai aumenta o volume. Passo nervoso porque eles a tocam cortada e em seguida começa a tocar Terra de Gigantes.
Ouvindo essas músicas passaram mil coisas na minha cabeça, e quando era pra ter começado a depressão de domingo a noite, me deu uma vontade louca de escrever. Cheguei em casa, subi correndo pra ligar o computador e escrever esse post, tentando lincar uma porção de pensamentos soltos

Um dos primeiros pensamentos que tive foi o fato de nossa geração não ter ídolos. Não há ninguém de 23 anos que hoje eu olhe e me espelhe, pense "poxa, queria ser que nem essa pessoa". Nossos ídolos ou estão mortos (Cazuza, Lennon,...) ou já passaram da fase de titios e estão mais para vovôs.
Então se parar pra pensar, como podemos culpar os adolescentes de hoje por se espelharem em Neymar, Fiuk, Justin Bieber...? Eles não tiveram o Senna! E sabe de quem é a culpa? Nossa.

Pois é, a culpa é nossa.
Vejo no FB muitos postando "Ah, voce gosta no Neymar, eu tive o Senna"
Ah é? Você que está chegando nos 30, Senna morreu com 34 anos. O que você fez para que algum jovem se espelhasse em você para não olhar para esses que estão por aí? Nada, né?
Estava ocupado demais na adolescência terminando o ensino médio e querendo prestar vestibular. E depois ralou muito pra trabalhar e levar a faculdade ao mesmo tempo. Quando terminou queria um trampo que te valorizasse e quando conseguiu começou a comprar um apartamento e fazer planos pra construir uma família.

Essa geração é carente de ídolos.
Nascemos em uma sociedade que te empurra pra fazer todas essas coisas que comentei acima, e não temos tempo de fazer o que realmente sonhamos um dia.
Por nossos pais terem passado por tempos muito difíceis, a única coisa que eles querem é que consigamos tem estudo para ter um trabalho bom e estável, que não nos deixe na mão.
E acabamos seguindo esse pensamento, e quando imaginamos jogar tudo pro alto e ter uma banda, fazer teatro, praticar um esporte... É um hobby.
"Você vai morrer de fome sendo atriz"
"Vai perder sua juventude treinando pra nada"
"Música? E isso lá é faculdade que se faça?"

Passamos por tempos muito difíceis no Brasil, e só porque não temos mais uma ditadura, há quem diaga que não temos do que reclamar.
Temos MUITO o que reclamar.
Mas quem está nos chamando às ruas?
Quem está fazendo esse papel?
Não temos ninguém hoje para olhar, se espelhar, nos fazer acreditar na causa.

Ídolos de hoje são bandas compradas, artistas montados, empresários de sucesso.
Cadê os cara pintada?

Me incluo no panelão de quem deixou de seguir um sonho para estudar, conseguir um trabalho, comprar um apto, ter filhos....
E sabe o que é pior? Os poucos que conheço que foram atrás disso realmente não estão "bem de vida" como nosso pensamento manda. A mesma sociedade que diz que você vai passar fome seguindo um sonho e a que não valoriza os poucos que tiveram coragem de fazê-lo.

Ahhhh
É muito difícil.
Não quero dar lição de moral em ninguém, chamar ninguém pra protestar na rua, que larguem seus empregos ou que façam seus filhos estudar teatro...
É mais um desabafo mesmo.

É como comentei no outro post.
Eu só queria que pelo menos as pessoas se informassem mais.
Se importassem mais.
Consciência - essa é a palavra.
Em tudo na vida, em todas as decisões, atitudes, pensamentos, e todas as palavras.


Sei que não fez muito sentido tudo que escrevi aqui, e me surpreendo se alguém chegou até o final.. rs
Mas se continuar assim, que pelo menos possamos ser alguém que nossos filhos tenha orgulho em se espelhar.

"As revistas, as revoltas, as conquistas da juventude
São heranças, são motivos pra mudanças de atitude
Os discos, as danças, os riscos da juventude
A cara limpa, a roupa suja, esperando que o tempo mude
(...)
Nessa terra de gigantes
Que trocam vidas por diamantes
A juventude é uma banda
Numa propaganda de refrigerantes
Mega, ultra, hiper, micro, baixas calorias,
Kilowats, gigabites
Traço de audiência
Tração nas quatro rodas
E eu, o que faço com esses números?
Eu, o que faço com esses números?"
                                         Terra de Gigantes, Engenheiros do Hawaii 




"Meus heróis
Morreram de overdose
Meus inimigos
Estão no poder
Ideologia!
Eu quero uma pra viver
Ideologia!
Eu quero uma pra viver...
O meu prazer
Agora é risco de vida
Meu sex and drugs
Não tem nenhum rock 'n' roll
Eu vou pagar
A conta do analista
Pra nunca mais
Ter que saber
Quem eu sou
Ah! saber quem eu sou.."
                                         Ideologia, Cazuza 

Um comentário:

  1. Muito legal.. eu tbm sou contra tocar a versão cortada de codinome beija-flor.
    Meu pensamento também é esse em relação a bandas e a falta de ídolos

    Tá ficando bem legal isso aqui hein??!!

    Beijos

    ResponderExcluir