Páginas

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mais do mesmo

Eu sou sempre a primeira a reclamar dos links indignados que as pessoas colocam no facebook:
"Deputado da pqp faz atrocidades"
"Governador rouba até velinha na igreja"
"Câmara aprova mais um aumento pra quem ganha muito, e mais um imposto pra quem não ganha nada"
Brasileiro tem memória curta e bunda grande.
Nunca levantam da cadeira - mesmo que seja pra jogar bolinhas de papel em candidato escandaloso - e na próxima eleição já estão votando no mesmo ignorante que disse "não gostou, tente se eleger".

Eu tive uma professora de história na 7a. série que confessava - com pesar e vergonha - ter votado no Collor só porque achava ele bonito.
'Taí o retrato escrachado de que uma imagem vale muito mais que mil picolés de chuchu abobrinhas. Incrível como as pessoas são facilmente manipuladas nesse país.

Mas fatos dessas últimas duas semanas tem me arrepiado, até me emocionado... E me fizeram ter uma pontinha de esperança nessa nação.

Cadê seu  Deus FHC agora?

Comprei a Carta Capita da semana passada [que na banca que fui comprar estava debaixo de uma pilha de Vejas... parece piada!] que trazia uma reportagem de 12 páginas sobre o livro "A Privataria Tucana - Os documentos secretos e a verdade sobre o maior assalto ao patrimônio público brasileiro. A fantástica viagem das fortunas tucanas até o paraíso fiscal das Ilhas Virgens Britânicas. E a história de como o PT sabotou o PT nas eleições de Dilma Roussef." do jornalista Amaury Ribeiro Jr..

Pois bem, li a matéria. Nada que já não suspeitasse, mas os valores a a cara de pau assustam. Muito.
São sempre os mesmos, ganhando muito, mas MUITO dinheiro em cima da gente. Pelas famosas privatizações que todo PSDBista bate no peito com orgulho. Mas não vou discutir esse fato. Até porque o meu exemplar do livro não chegou ainda, assim que ele chegar e eu ler, coloco uma resenha tardia por aqui.


O que me tem comovido é a reação das pessoas. Por mais ignorado que o livro tenha sido (alguém soube dele pelo Jornal Nacional?) vi dezenas de reações na mídia digital. Seja por facebook, twitter, e alguns blogs por aí. E por aí também fiquei sabendo que a primeira edição, todas as 30mil cópias, esgotou em 24h.

Será que as pessoas realmente estão tomando alguma consciência?
Será que com a queda dos ministros, as pessoas retomaram a fé de que os 'bandidos' podem realmente cair?
Será que o povo está voltando a ter força?
Será que estamos partindo para uma pequeniiiiina revolução? Passo a passo?

Não me iludo: não acredito que vão existir grandes multidões indo ao planalto reivindicar a defesa de seu voto.
'Taí a ficha limpa, o novo código florestal, belo monte: todos indignados e um pequena parcela de pessoas indo ao planalto protestar. Os que sobram retuítam, compartilham.

A minha esperança é de que nossa memória deixe de ser tão curta. Que tenhamos tempo para pensar nisso, pesquisar, ler diferentes fontes, e finalmente formar nossa opinião.
A minha esperança é que pelo menos um de nós lembre em quem votou na eleição passada, e reconheça esse nome em alguma das listas negras de afrontas ao eleitor, e talvez não jogue seu voto no lixo novamente. É só isso que eu espero.

A MINHA luta pessoal eu já comecei.
Meu pai é um PSDBista, Serrista ferrenho e que assina a veja desde que me conheço por gente.
Este domingo eu mostrei a capa da CC para ele:
"Trouxe para te emprestar"
"O que é isso?"
"Capa da carta capital"
"Mas o Serra não é mais governador faz tempo"
"Mas matéria é sobre as roubalheiras da década de 90, governo FHC, pai"
"Nós estamos em 2011! Ficar pensando em coisa de quase 20 anos atrás...."
Bom, quando eu estava saindo da casa deles, ele disse. "Se quiser deixar aí... eu leio". Pensei: "Fuck yeah!!"
Se eu conseguir abrir os olhos de uma pessoa, já estou pra lá de feliz.
Quem sabe ele não comente durante a cerveja de sábado no clube alguma coisa da matéria com os outros amigos de extrema direita dele? RS

A minha mãe eu já desisti.
Nunca se interessou nem por pegar a cidadania brasileira e votar.
Ela é estrangeira com visto permanente e vota na Espanha (que não vai a pelo menos 23 anos) por correio.
Paciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário